Endereço
Telefone
contato@institutoserms.com.br

Depoimentos

Sonhar, Existir, Realizar.

Professora

Culminância do projeto: Leitura ao ar livre. Para fechar o ano com chave de ouro. Parabéns, alunos. Vocês são maravilhosos. Obrigada, José De Souza Zezão, pelo apoio e pela confiança. Foram semanas de Leitura, debates (com alguns piqueniques também, afinal, ninguém é de ferro, rs) e semanas de espera. O convite para Dra. Ariadne Fatima Cantu Silva foi feito e ficamos apreensivos a cada e-mail respondido e a cada confirmação que sim, era possível uma visita, uma conversa, um abraço. Mas como ninguém brinca em serviço naquela sala, né?! Transformamos essa visita em um evento. E cá estou emocionada. Não, ela não é uma Youtuber, cantora ou um personagem de uma série que eles gostam. Ela é uma escritora, excelente, maravilhosa e super talentosa. Que emocionou e arrancou alguns depoimentos lindos e lágrimas, muitas lágrimas (inclusive as minhas) de quase todos. Imagina para um professor assistir de pertinho seus alunos discutirem e debaterem sobre um projeto seu, um livro escrito por uma pessoa que você admira tanto. Eu não poderia deixar esse dia passar em branco. Ficará guardado em meu coração.  Ser professor é isso. E saber doar e não esperar nada em troca, é ser mãe, amiga, psicologa e muito mais. E dar aquele abraço de consolo porque seu aluno terminou o namoro, ou porque sua aluna está com problemas em casa, é assistir de pertinho uma aluna chamar a responsabilidade para si, mesmo sabendo que ela não é muito chegada em leitura. É presenciar sua aluna abraçando a escritora e chorando emocionada… é não esperar nada menos de uma aluna dedicada que fez de tudo e mais um pouco desde o começo,  Enfim, se for escrever tudo o que eu quero aqui teria que fazer outro projeto de livro, melhor não, né?! Parabéns! Parabéns! Parabéns! Eu tenho um imenso orgulho de vocês, 9C ZEZÃO 2017. “Não deixe que seus sonhos sejam interrompidos. A vida é frágil e urgente, viva a vida!”

RELATO COMPLETO

Livro: Vidas Interrompidas

Coordenadora Pedagógica

A Escola Estadual Professor Henrique Ciryllo Correa desenvolveu o Projeto livro em Gêneros com a participação da professora Cléa Simões e da coordenadora pedagógica Telma Soares de Alencar em que o principal objetivo foi o de desenvolver nos estudantes a competência Sócio Comunicativa por meio de diversos gêneros textuais e com diferentes situações de produção. E como forma de incentivo à leitura, produção e reflexão leram o livro O Barato das Baratas de Ariadne Cantu, uma fábula que aborda a questão das drogas num jogo de imaginação, ironia e humor com muita habilidade da autora. Quando fomos buscar a biografia da autora e comunicamos aos alunos a possibilidade de conhecê-la, a animação foi geral. Quando a conhecemos ficamos todos encantados, extasiados e felizes em poder interagir e dialogar sobre como surgiu o livro. Os alunos a encheram de questões curiosas e afetuosas. Somos muita gratas a autora Ariadne pois sua presença, simpatia e afetividade deu um novo significado ao projeto que se tornou uma experiência inesquecível para todos nós.

Professora

No ano de 2015, fizemos a leitura do livro “Vidas interrompidas” com os estudantes do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual Maria Eliza Bocayuva Correa da Costa. A partir da leitura, decidimos participar do concurso “Vidas interrompidas”, promovido pelo Detran/MS. Com esse trabalho os estudantes produziram uma reportagem sobre educação no trânsito. Os alunos entrevistaram a professora Inês Esteves, da Divisão de Educação do Detran/MS, e ao final, recebemos em nossa escola a Dra. Ariadne Cantú para uma conversa! Esse trabalho foi muito importante, pois teve como princípios a autonomia e a criação dos próprios estudantes. Nele, os alunos puderam aprender também fora do ambiente escolar, dialogando com a cidade, extrapolando os limites da sala de aula.

Professora

O Livro Planeta dos Carecas foi trabalho feito de maneira muito interessante com os alunos da 5ª série. Trabalhamos sobre as diferenças e as crianças representaram em forma de peça teatral e se envolveveram, se emocionando muito durante os ensaios. A presença da autora na escola foi muito motivadora.

Vídeos:

Preservação do Patrimônio Escolar – participação dos Professores Ana Rocha e
Alexandre Fonseca.

Peça de Teatro do livro PLANETA DOS CARECAS, uma iniciativa do Grupo CASA

Projeto “Preservação do Patrimônio Escolar – Violência Juvenil”. Elaboração: Professores: Alessandro Fonseca e Ana Rocha. 

Livro: Vidas Interrompidas. Elaboração: Professora Sônia Fernandes da Escola Vilmar Vieira Matos.

Fotos: